" O TERMINAL"

Baseado em fatos reais o filme " O Terminal" relata a história de um homem chamado Viktor Narvoski que viaja para os Estados Unidos com o objetivo de realizar o sonho de seu pai já falecido, porém ao chegar ao seu destino descobre que o seu país, a Krakozia, sofreu um golpe de estado, impossibilitando-o de entrar ou sair de Nova York.


Pelo fato de não conhecer o código do local, Viktor decora algumas frases feitas, na tentativa de conseguir comunicar-se, tentativa esta que é frustada já que ele não consegue entender o que lhe é dito e também não consegue se expressar corretamente. Primeiramente, a comunicação é feita através de gestos e sinais, na qual o diretor do aeroporto tenta explicar a Navorski a situação em que sua nação se encontra, porém a mensagem não foi compreendida pelo receptor. O mesmo, finalmente, passa a entender o que está acontecendo com o seu país quando escuta o hino da Krakozia e vê as imagens no noticiário, nesta cena percebemos a comunicação mista (imagens e sons).


Pode-se perceber o quanto é difícil a comunicação sem que ambas as partes dominem a mesma língua, é quando o personagem percebe a dificuldade e passa a associar as palavras de um livro escrito em seu idioma ao mesmo livro escrito no idioma local, e a partir daí passa a comunicar-se melhor com os demais.


Ao longo da história são apresentadas várias formas de linguagem. exemplos: Linguagem verbal, no início da história não foi bem sucessida, pois o emissor e o receptor não compreendiam a língua um do outro. Linguagem não verbal, expressada através de gestos, movimentos, imagens, etc. é apresentada nas cenas onde aparecem os carimbos e os formulários de permissão para entrada nos Estados Unidos. Linguagem mista é quando encontramos tanto palavras, quanto sinais e cores, encontramos essa linguagem nas cenas em que Viktor vai em busca do carimbo de permissão para entrar em Nova York, ou até mesmo nas sinalizações, exemplos: na placa sinalizando que o chão está molhado.


Verificamos no filme que a comunicação é algo indispensável na vida do ser humano, e que uma simples letra pode mudar todo o significado de uma frase ou palavra. Para que se possa transmitir uma mensagem com clareza, tanto o emissor quanto o receptor, devem dominar o mesmo código. A linguagem é a forma de haver comunicação entre as pessoas, não importando sua forma, seja oral ou escrita.

2 comentários:

Anônimo 30 de maio de 2010 às 20:11  

esse texto é muinto interesante

Foco Empresarial 31 de maio de 2010 às 16:58  

O texto faz uma comparação do filme O Terminal com a necessidade da comunicação e a importância dela, tema que é abordado no filme.

Postar um comentário

Quem Somos

Sejam bem vindos !
Suas visitas são essências para o nosso desenvolvimento.


Somos um grupo de estudantes de Administração da Faculdade Castro Alves.
Criamos este espaço com o intuito de compartilhar assuntos de nossa vida acadêmica, dicas, assuntos sobre a profissão, divulgação de eventos, entre outros. Na importância de estarmos colaborando com outros estudantes desse importante curso, agradecemos antecipadamente as sugestões e criticas que nos sejam enviadas !

Formado por: Felipe Oliveira, Vânia Novais, Bruna Menezes, Otacílio Oliveira, Danielle Sobrinho, Vilma Regina, Tâmara Guimarães e Pollyana.



E-mail: focoempresarialadmt2@gmail.com

O que você achou sobre conteúdo do nosso Blog?