A importância da disciplina humanidades para o administrador

Na sociedade atual é muito importante a figura do administrador, pois é um profissional preparado para controlar, coordenar e planejar uma organização, porém no quesito social os administradores formados pelas universidades no Brasil estão precisando de um maior conhecimento na área de humanidades, para assim poder ser um profissional que represente " um agente de mudança no contexto social" (Cunha e Gomes, 2009).
Os autores afirmam que os administradores saem das universidades com o pensamento tecnicista e uma postura pragmática, próprias da profissão. Esse pragmatismo deve-se à importância dada ao mercado de trabalho levando ao equívoco de orientar a formação ao tecnicismo e imediatismo, valorizando a aplicação prática dos conhecimentos e generalismo. Esse pensamento é adquirido dentro das instituições de ensino.
No ambiente universitário verifica-se a utilização do pacto corrupto, que seria uma espécie de acordo entre o professor e o aluno. Assim, o professor não se empenha em ensinar, não cobram boas notas, não demonstram e não cobram as teorias, em consequência os alunos não querem estudar, são condescendentes na avaliação, adotam à postura tecnicista como a mais eficaz, e não derrubam o pragmatismo desmedido das instituições de ensino.
Dentro de uma organização o administrador precisa de uma boa relação interpessoal e saber lidar com diversas situações, segundo Cunha e Gomes (2009), somente uma forte base de teoria social - sendo a própria teoria da administração estudada em conjunto com todo o elenco das contribuições multidisciplinares mais relevantes e não engendrada em um púlpito distante - é que seria capaz de fornecer ao administrador, reais condições de compreender e atuar em contextos extremamente dinâmicos.
O Humanismo mostra que um administrador precisa ser um profissional capaz de relativizar e compreender seu papel na construção da democracia participativa e na melhoria das condições sociais. Um administrador que em sua grade curricular teve formação em ciências sociais, torna-se um profissional capaz de modificar toda a estrutura de uma organização, deixando de ser apenas tecnicista ou mecanizado, para focar os aspectos sociais da empresa, bem como promover a integração dos colaboradores.
Dessa forma, os autores concluem que os administradores das organizações do mundo globalizado necessitam de justiça e esperança para começar, para que se possam pensar o bacharel em administração como um gestor estratégico, no atual contexto mundial, e um verdadeiro "agente de mudança para o Brasil de nosso tempo". Para isso é importante que eles tenham uma visão crítica e justa para poder ser modificador do contexto atual, porém essas características são adquiridas com estudo humanístico.

REFERÊNCIA:

CUNHA, Alexandre Mendes e GOMES, Alex Sandro da Silva. O ensino de humanidades da formação do administrador frente aos movimentosde integração internacional: Uma proposta de mudança curricular para a FACE-UFMG. Disponível em: < http://www.angrad.org.br/...ensinodehumanidades...administrador/dowloand/ >. Acesso em : 24 de jan. 2009.

1 comentários:

Anônimo 24 de junho de 2010 às 21:53  

muinto bom gostei

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