O homem trabalho e participação no quadro geral do desenvolvimento organizacional


KANAANE, Roberto. O homem: trabalho e participação no quadro geral do desenvolvimento organizacional. In:______. Comportamento humano nas organizações: o homem rumo ao século XXI. 2 ed. São Paulo: Atlas, 1999.


O autor fala que nas relações que o homem estabelece com o trabalho e com a organização, devem ser considerados alguns aspectos: relação indivíduo-indivíduo, indivíduo-organização, organização-ambiente dentre outras.

Considerando o homem um ser de relações sociais, deve-se focar os aspectos facilitadores e impeditivos no processo de socialização, que tende a direcionar a vontade e os valores dos indivíduos, valores esses incorporados através das famílias e da sociedade, possibilitando ao homem sua auto-afirmação e a formação de sua individualidade.

No ambiente de trabalho as relações estão associadas às experiências de vida, o que leva a crer que o conjunto de condicionamentos e aprendizados afetam as relações sociais e profissionais, pois os indivíduos projetam expectativas de acordo com a classe à qual pertencem, sendo assim influenciados por ela.

Para Kanaane diferentes categorias de profissionais expressam insatisfação com o trabalho que realizam, o que demonstra conflitos entre o homem e o resultado do seu trabalho, onde pode-se citar a não participação na tomada de decisão. Surgem assim estudos sobre motivação que assinalam a importância da qualidade de vida no trabalho. Um determinante para a qualidade de vida seria o autoconhecimento e o resgate da auto-estima, aliados ao desenvolvimento da instituição.

Kanaane diz que a participação nos lucros é um incentivo e uma forma de motivar os empregados, pois eles são os responsáveis pela produtividade, passando a sentir maior valorização e maior participação nas decisões, o que pode gerar rendimento, tornando os indivíduos comprometidos com o trabalho que exercem.

Segundo o autor, o desenvolvimento organizacional é um processo sócio-administrativo, envolvendo os níveis hierárquicos, tomando como variável o clima e à cultura organizacional. O ambiente organizacional tem relação com os fatores anteriores, não deixando de ter determinados conflitos e motivações que ao longo da jornada afetam ou não a relação de trabalho entre os indivíduos. Para se alcançar o desenvolvimento organizacional é necessário uma maior preocupação com o meio ambiente, regulamentar os setores de trabalho, pois o desenvolvimento organizacional é um mecanismo que possibilita intervenção nos processos e adequação da empresa.

O autor conclui que para uma organização mudar sua cultura ela deve analisar todos os aspectos que lhe são ou não favoráveis. São eles os aspectos culturais, sociais e até mesmo os conflitos organizacionais. Uma organização deve estar preocupada com a motivação e a qualidade de vida dos empregados, pois são eles os maiores responsáveis pela produtividade, não devendo descartar os conflitos, levando em consideração o seu lado como ser social e o ambiente.

1 comentários:

Anônimo 24 de junho de 2010 às 21:56  

ecelente texto bela aprendizagem

Postar um comentário

Quem Somos

Sejam bem vindos !
Suas visitas são essências para o nosso desenvolvimento.


Somos um grupo de estudantes de Administração da Faculdade Castro Alves.
Criamos este espaço com o intuito de compartilhar assuntos de nossa vida acadêmica, dicas, assuntos sobre a profissão, divulgação de eventos, entre outros. Na importância de estarmos colaborando com outros estudantes desse importante curso, agradecemos antecipadamente as sugestões e criticas que nos sejam enviadas !

Formado por: Felipe Oliveira, Vânia Novais, Bruna Menezes, Otacílio Oliveira, Danielle Sobrinho, Vilma Regina, Tâmara Guimarães e Pollyana.



E-mail: focoempresarialadmt2@gmail.com

O que você achou sobre conteúdo do nosso Blog?